Afluente ou efluente

As palavras afluente e efluente existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra afluente pode ser um substantivo masculino, significando um rio que deságua em outro, ou um adjetivo, significando algo abundante ou que aflui em direção a outro. A palavra efluente pode também ser um substantivo masculino, se referindo ao resíduo que sai de um equipamento e de despejos e esgotos industriais e domésticos, ou um adjetivo, significando algo que eflui, que emana de algo. 

A palavra afluente tem sua origem na palavra em latim affluens, devendo assim ser escrita com a inicial. Também com a inicial deverão ser escritas as palavras cognatas de afluente, como afluir, afluência e afluxo. Enquanto substantivo, afluente é sinônimo de secundário e tributário. Enquanto adjetivo, afluente é sinônimo do abundante, profuso, copioso, farto e caudaloso, bem como de convergente, concorrente e confluente. 

Exemplo: 
O rio Negro é um afluente da margem esquerda do rio Amazonas. (substantivo) 

A palavra efluente tem sua origem na palavra em latim effluens, devendo assim ser escrita com e inicial. Também com e inicial deverão ser escritas as palavras cognatas de efluente, como efluir, efluência e efluxo. Enquanto substantivo, efluente é sinônimo de resíduo, rejeito, despejo e esgoto. Enquanto adjetivo, afluente é sinônimo de emanante. 

Exemplo: 
As empresas são obrigadas a proceder ao tratamento de seus efluentes. (substantivo) 

Enquanto adjetivos, afluente e efluente são adjetivos uniformes, ou seja, de dois gêneros, que apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o líquido afluente/a substância afluente; o líquido efluente/a substância efluente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: excelente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros. A palavra cedente pode ainda ser aplicada como um substantivo de dois gêneros: o cedente/a cedente. 

As palavras afluente e efluente são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: afluente/efluente, ilidir/elidir, cumprimento/comprimento, eminente/iminente, esperto/experto, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras. 

Fique sabendo mais! 
Alguns dicionários consideram ainda que o substantivo masculino efluente significa um rio menor que corre a partir de um rio de maiores dimensões.

Fonte: Dicio: Dicionário Online do Português
Se foi útil pra você compartilhe nas redes sociais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário