Televisor ou televisão?

Se você quiser assistir à sua novela favorita ou ao jogo de futebol do seu time, você deve fazê-los na frente de um televisor. Agora, se você quiser ter uma televisão só sua você terá que pedir ao governo federal a concessão de um canal de televisão. Em resumo, televisor é o aparelho receptor de sons e imagens como o que você possui na sua casa (Philips, Samsung, LG, Sony, Philco, CCE), e, televisão é a empresa (ou entidade) que fornece as imagens e sons que são enviados para você (Globo, SBT, Band, Record, Rede TV).

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa.
    estava lendo manual de um aparelho e vi O TV? não sabia por isso é sempre bom ler.

    ResponderExcluir
  2. É comum entre nós usarmos os termos "ver a televisão". "estou a te ver agora na televisão" ou mesmo "vi ontem na televisão". Para a linguagem popular, isso pode passar sem qualquer problema. já no caso da linguagem técnica jornalística ou televisiva constitui erro crasso.
    em todo caso, registei com atenção o pormenor.
    Contudo, e a meu ver, creio que se disser televisão ao referir-me ao recetor não está de todo errado, por dois motivos: no princípio ou na sua invenção, televisão referia-se ,mesmo ao aparelho e não a estação televisiva. A origem da palavra latina (visone-visão) e grega (tele-distante) oferecem esta logica. Se traduzirmos fica "ver a distancia" logo, esta visão refere-se a quem recebe e não a quem emite.
    Bom dia
    Carlos Graça.

    ResponderExcluir