Qual a diferença entre Este e Esse?


     Os pronomes demonstrativos este e esse podem utilizados para indicar a posição especial de um ser em relação às pessoas do discurso.
     Os demonstrativos de 1ª pessoa (esteesta,estes, estasisto) indicam que o ser está relativamente próximo à pessoa que fala. Podem ser usados em frases em que apareçam os pronomes eume, mim, comigo e com o advérbio de lugar aqui. Exemplos: “Esta caneta que está comigo é azul.”, “Este relógio que eu tenho nas mãos é de ouro.” e “Isto que está aqui comigo é um livro.”.
     Os demonstrativos de 2ª pessoa (esseessaessesessasisso) indicam que o ser está relativamente próximo à pessoa com quem se fala. Podem aparecer com os pronomes tu, tecontigo, vocêvocês e com o advérbio . Exemplos: “Essa caneta que está contigo é azul.”, “Esse relógio que tu tens nas mãos é de ouro.” e “Isso que está aí contigo é um livro.”.
     Esses pronomes servem também para indicar a posição temporal, revelando proximidade ou afastamento no tempo, em relação à pessoa que fala.
     Os demonstrativos de 1ª pessoa revelam tempo presente, ou bastante próximo do momento em que se fala. Exemplos: “Este dia está bom para ir à piscina.”, “Agora estou tranquilo: neste ano o Brasil montou uma seleção à altura de suas tradições.”.
     Os demonstrativos de 2ª pessoa revelam o tempo passado relativamente próximo ao momento em que se fala. Exemplos: “Em fevereiro faz muito calor; nesse mês pude ir várias vezes à praia.”, “Há dois anos concluí meu curso de francês; nesse ano pretendia morar na Europa.”.
     Os pronomes demonstrativos este e esse (e suas variações) e isto quando queremos fazer referência a alguma coisa que ainda vai ser falada. Exemplos: “Espero sinceramente isto: que se procedam às reformas.”, “Estas são algumas características do Romantismo: subjetivismo, apego à natureza, nacionalismo.”.
     Devemos empregar esse (e variações) e isso quando queremos fazer referência a alguma coisa que já foi falada. Exemplos: “Que as reformas sejam efetuadas rapidamente; é isso o que mais desejo.”, “Subjetivismo, apego à natureza, nacionalismo:essas são algumas das características do Romantismo.”.

Um comentário:

  1. Parabéns! Muito bom! É uma dúvida muito comum e cruel.
    Para quem quiser algo mais simplificado, confira este artigo:
    http://qintelecto.blogspot.com/2016/03/esse-ou-este-essa-esta.html

    ResponderExcluir