O correto é dizer um grama ou uma grama?


     Depende do que você entende por “grama”. A palavra grama, como muitas outras na Língua Portuguesa, serve para representar coisas completamente distintas.
     Quando é usada como substantivo feminino, daí ser precedida pelos artigos femininos (uma) grama(a) grama, ou por numerais femininos _ quando estes sofrem flexão de gênero, como é o caso de duas (que deriva de dois) ou de trinta e uma (que deriva de trinta e um) _ a palavra grama serve para designar o vegetal rasteiro que recobre pastos, jardins e, principalmente, os campos de futebol.
     Quando, porém, a palavra grama vem precedida por artigos masculinos (o) grama(um) grama ou numerais do gênero masculino (dois) gramas(duzentos) gramas, ela designa uma unidade de medida de massa que consta no SI (Sistema Internacional de Medidas) e corresponde à milésima parte do quilograma (que, ressaltemos, é escrito com “qui” e, não, com “ki”).
     Portanto, se você fora à padaria e pedir “duzentas gramas” de presunto e o atendente lhe der um pedaço de presunto com duzentas folhas de grama em cima, não adianta reclamar.
     Em resumo, é correto dizer um grama (ou dois, ou trezentos etc.) se você estiver se referindo à unidade de medida de massa acima citada. E, da mesma forma, é correto dizer uma grama (ou duas, ou duzentas etc.) se você estiver se referindo ao vegetal conhecido por esse nome ou suas espécies: “Plantei duas gramas diferentes em meu jardim”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário