O correto é Antártida ou Antártica?


A palavra Antártida deve ser empregada quando nos referimos ao “continente gelado”, situado no hemisfério sul e cuja propriedade não é de nenhuma nação. Antártida é um substantivo próprio e deve ser escrito sempre com letra inicial maiúscula assim como Amazônia (floresta) ou Amazonas (estado brasileiro).
     
Já a palavra antártica deve ser empregada como adjetivo: continente antártico, região antártica, estação (de pesquisa) antártica, massa polar antártica, etc.

A palavra antártica, deve-se ressaltar, a menos que esteja sendo usada como substantivo próprio, como no caso de uma famosa marca de cerveja brasileira; deve ser sempre escrita com letra inicial minúscula.

O substantivo próprio Antarctica também se diferencia do adjetivo antártica por possuir uma letra a mais, o “c” (mudo) com que a palavra antár(c)tica era escrita à época da fundação da então fábrica de cervejas Companhia Antarctica Paulista. Talvez a falta do acento agudo (que àquela época já era obrigatório em palavras proparoxítonas) se deva a uma estratégia gramatical para “facilitar” a escrita do nome da cerveja e da companhia.

4 comentários: