Quantos tipos de frase existem?

     Primeiramente precisamos definir o que é frase, para que não se confunda frase com oração. Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. A frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo.
     A frase não vem necessariamente acompanhada por um sujeitoverbo ou predicado. Por exemplo: «Cuidado!» é uma frase, pois transmite uma ideia - a ideia de ter cuidado ou ficar atento - mas não há verbo, sujeito ou predicado.
     A frase se define pelo propósito de comunicação, e não pela sua extensão. O conceito de frase, portanto, abrange desde estruturas linguísticas muito simples até enunciados bastante complexos.
     Já a oração é todo conjunto lingüístico que se estrutura em torno de um verbo, apresentando, sujeito e predicado como, por exemplo a seguinte: “O menino sujou seu uniforme.”.
     O que caracteriza a oração é o verbo, não importando que a oração tenha sentido ou não sem ele.
     Pois bem, voltando à nossa pergunta inicial, quantos tipos de frase existem?
     Existem no total 14 tipos de frases, quais são:
Tipos básicos de frases
·         Frases declarativas: após a constatação de um fato, o emissor faz uma declaração;
·         Frases exclamativas: as que possuem exclamação;
·         Frases imperativas: as que expressam ordens, proibições ou conselhos; e
·         Frases interrogativas: as que transmitem perguntas.
E ainda há mais dois grupos secundários:
·         Frases optativas: o emissor expressa um desejo (Ex.: Quero comer picolé.);
·         Frases imprecativas: o emissor expressa uma súplica através de maldição. (Ex.: Que um raio caia sobre minha cabeça.).
Ex: Eu assisto todo dia Csi investigação criminal,por esse motivo eu sei todas as cenas.
Outros tipos de frases
·         Frase simples (frase não-idiomática): do ponto de vista de uma tradução, é a que pode ser traduzida literalmente para uma língua (nota: em alguns casos, frases simples têm uma diferença mínima em outra língua, geralmente de ordem gramatical.)
·         Frase Clichê: são frases que podem reproduzir formas de discriminação social e expressar um modo de pensar as relações sociais,utilizando às vezes fragmentos de provérbios. Exemplos:Lugar de Mulher é na Cozinha, Homem não presta, Ele é um Preto de Alma Branca.
·         Frase idiomática ou expressão idiomática: É a que não é traduzida literalmente para outro idioma. No caso, em cada língua a idéia da frase é expressa por palavras totalmente diferentes. Exemplo portuguesa-inglês: Ele está na pior. = He’s down and out. (Literalmente: Ele está abaixo e fora).
·         Frase feita: É a que, a fim de expressar determinada ideia, é dita sempre de forma invariável. Exemplo: Ele foi pego com a boca na botija. Note-se que às vezes uma frase feita é, ao mesmo tempo, uma expressão idiomática. Por exemplo, a frase feita acima citada é dita em inglês como He was caught red-handed., ou, literalmente: ele foi pego com as mãos vermelhas.
·         Frase formal (não-coloquial, não-popular): É a dita segundo as normas da linguagem padrão ou formal. Esta é usada formalmente por escrito, e em circunstâncias formais também oralmente, em textos não raro mais longos (em relação a textos sinônimos coloquiais), às vezes com palavras difíceis (que não são do conhecimento da população em geral).
·         Frase coloquial (coloquialismo): É a dita de forma coloquial, ou seja, usando-se uma linguagem simples, em geral oralmente, com textos resumidos e informais. Uma frase coloquial pode conter erros gramaticais (uma ou mais palavras não estão na linguagem padrão), mas costuma ser falada por qualquer pessoa, não importa o seu nível social. Exemplos:
·         Formal: Está certo (concordo).
·         Coloquial: Tá certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário