O correto é dizer um grama ou uma grama?

Depende do que você entende por “grama”. 


A palavra grama, como muitas outras na Língua Portuguesa, serve para representar coisas completamente distintas.

Quando é usada como substantivo feminino, daí ser precedida pelos artigos femininos uma (grama), a (grama), ou por numerais femininos _ quando estes sofrem flexão de gênero, como é o caso de duas (que deriva de dois) ou de trinta e uma (que deriva de trinta e um) _ a palavra grama serve para designar o vegetal rasteiro que recobre pastos, jardins e, principalmente, os campos de futebol.

Quando, porém, a palavra grama vem precedida por artigos masculinos o (grama), um (grama), ou numerais do gênero masculino  (dois) gramas, (duzentos) gramas, ela designa uma unidade de medida de massa que consta no SI (Sistema Internacional de Medidas) e corresponde à milésima parte do quilograma (que, ressaltemos, é escrito com “qui” e, não, com “ki”).


Portanto, se você fora à padaria e pedir “duzentas gramas” de presunto e o atendente lhe der um pedaço de presunto com duzentas folhas de grama em cima, não adianta reclamar.

Em resumo, é correto dizer um grama (ou dois, ou trezentos etc.) se você estiver se referindo à unidade de medida de massa acima citada. E, da mesma forma, é correto dizer uma grama (ou duas, ou duzentas etc.) se você estiver se referindo ao vegetal conhecido por esse nome ou suas espécies: 

Exemplos: 
“Plantei duas gramas diferentes em meu jardim”. 
"Comprei duzentos gramas de presunto".

O correto é dizer um grama ou uma grama?
Se foi útil pra você compartilhe nas redes sociais! 

2 comentários:

  1. De acordo com o resumo da explicação, porque dizemos "uma milha marítima" e não "um milha marítima" já que também é uma unidade de medida?

    ResponderExcluir