10 dicas para uma redação nota 10

     A redação é uma avaliação à parte em muitos concursos e vestibulares tendo, muitas vezes, um peso maior do que as demais provas, por isso toda atenção e concentração é necessária na hora de redigi-la.
     Algumas empresas utilizam-na, também, para avaliar o perfil psicológico de um candidato a uma vaga de emprego. Portanto, em redações de tema livre tome cuidado com o que você escreve.
     Vamos às dicas:
1-        A primeira coisa que você deve saber é que uma redação deve ter início (apresentação do assunto), meio (explanação do assunto) e fim (conclusão) _ necessariamente nesta ordem. Nunca inverta a ordem cronológica começando a redação com o que deveria ser a conclusão.
2-        Não fuja do tema determinado. Se o tema for, por exemplo, segurança pública, não escreva sobre o que você almoçou ontem.
3-        Nunca termine uma redação de maneira abrupta, pois desta forma você comprometerá a compreensibilidade do texto como um todo.
4-        Evite escrever sua redação até exatamente o mínimo de linhas exigido, pois isto denota falta de criatividade e preguiça.
5-        Não exceda o número máximo de linhas permitido para a redação, pois isto denota falta de controle.
6-        Não faça do tema o título da sua redação. O título deve ser original e, não, uma cópia do tema.
7-        Evite escrever períodos demasiadamente longos, pois desta forma você garantirá integridade e inteligibilidade do texto.
8-        A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Utilize uma escrita cursiva.
9-        Não utilize palavras e expressões que não fazem parte do seu vocabulário cotidiano, a menos que você seja um leitor inveterado, pois assim você corre menor risco de cometer erros ortográficos.
10-     Acima de qualquer coisa leia muito, leia de tudo (livro, jornal, revista, panfleto, bula), sem preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário