Você sabe o que é jargão?

     Jargão é um tipo de comunicação específica, limitada a um determinado grupo de profissionais, e que tem por objetivo acelerar a troca de informações ou comandos entre esses profissionais, de modo a alcançar maior produtividade.
     O jargão pode ser composto de uma palavra, apenas, ou de expressões inteiras, ininteligíveis aos que não pertencem à área (técnica) ou àquele determinado grupo.  Hoje podemos falar em jargão de classe _ que são palavras ou expressões compreendidas e reconhecidas por todos os profissionais que pertencem a uma determinada classe: médicos (jargão médico), advogados (jargão jurídico), operários da construção civil (jargão dos operários da construção civil), policiais (jargão policial) etc. ; jargão local _ que é o jargão de uma classe de profissionais de uma determinada cidade ou região geográfica (por exemplo, o jargão dos policiais mineiros, que difere do jargão dos policiais cariocas, que difere do jargão dos policiais paulistas etc.); além de haver, é claro, o jargão específico dos profissionais de uma determinada empresa ou instituição.
     Como exemplo de jargão, podemos citar o código “Q” internacional que é muito utilizado por profissionais de segurança privada e transporte de valores. Cada uma das siglas corresponde a uma palavra ou mesmo uma frase inteira. Confira algumas: QAP = na escuta; QRZ = quem está chamando; QSM = repita a última mensagem; QTO = banheiro; QTH = localização; QTY = a caminho do local do acidente; QUD = recebi seu sinal de urgência; QSM = repita a última mensagem; QRV = prossiga; entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário