Memorando

     Usado com freqüência para a transmissão de ordens, recados, lembretes e outras comunicações breves de menor importância; pode circular livremente entre os diversos departamentos de uma empresa ou qualquer instituição.  A originalidade do memorando consiste em ser dobrado em lugares assinalados por pontilhado, tomando então a forma de um envelope fechado. Hoje, porém, utiliza-se mais comumente o envio de memorandos por correio eletrônico (e-mail) o que garante o recebimento por parte de todos e desonera enormemente o custo com materiais de escritório.
     Deve constar dele a palavra memorando em destaque, a data, a pessoa ou departamento a que se dirige, número de ordem, sempre à esquerda seguido do ano e assinatura do expedidor.
     Não cabem no fecho do memorando interno as tradicionais formas de cortesia empregadas em outros tipos de correspondências. Quando se tratar de memorando externo, este toma a forma de um ofício reduzido ou uma carta miniaturizada, muito empregado nas correspondências das repartições públicas.

               Modelos:


Memorando nº 345/2010

São Paula, 24 de maio 2010

Sr. Exator:

     Reportando-nos ao nosso ofício 3.765/2010, solicitamos a V. Sa. que providencie sem demora a regularização  da qual nele expusemos.

     Atenciosas saudações;

Diretor Geral

Ao Sr. Exator Estadual em Santos (SP)



Mem. 476/2010

Departamento de Aperfeiçoamento

     Assunto: Desligamento de funcionário

     Cumprindo determinação da Diretoria, comunicamos que foi desligada nesta data, da divisão, a recepcionista srta. Inês de Cambuci, colocada à disposição desse departamento.

Em 13 de abril de 2010       

Diretor

Ao Departamento de Seleção



Memorando Nº 635/2010

São Paulo, 11 de maior de 2010

Senhor:

     Tendo em apreço o nosso ofício 23/2010, solicitamos a V. Sa. remeter-nos com urgência o relatório da Escola de Vila Taburão, do mês de fevereiro do corrente ano.

Saudações,

Diretor do Ensino Médio

Ao Sr. Diretor da Escola de Vila Taburão



MI (Memorando Interno) 354/2010

Seção de Controle
    
     Comunicamos, para os devidos fins, que a digitadora Katrine Alice avisou que não compareceria ao expediente hoje por motivo de doença.

15-8-2010

Secretária

Ao Departamento de Recursos Humanos


     Utilizado em larga escala, o memorando interno ou interdepartamentla é o documento de uso mais freqüente em qualquer organização. Até o início do século, quando o e-mail não era uma ferramenta tão difundida e accessível (salvo nas empresas do Roma de informática), muitas empresas adotavam a padronização dos memorandos, para facilitar o arquivamento e a distribuição, 16,5 x 22cm em papel não havendo folha de continuação.
     Atualmente quase não se faz uso do memorando impresso, sendo o e-mail a forma mais usual de transmissão dos memorandos que podem ser anexados como arquivo em .pdf ou escritos diretamente no corpo da mensagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário